top of page
  • Foto do escritorIDEAS AP

Reconhecimento facial nos estádios: IDEAS promove roda de diálogo com pesquisadores

Acontece nesta sexta-feira, 20, uma roda de diálogo em Salvador sobre o uso de reconhecimento facial e biométrico para entrada nos estádios de futebol. O controle por essa ferramenta tecnológica tem o prazo de dois anos para ser implantado nos estádios com capacidade superior a 20.000 torcedores. Mas diversos pesquisadores da área destacam que essa tecnologia é controversa e precisa ser debatida.


Por esse motivo o IDEAS convida pesquisadores para Trocar Ide(i)as sobre o tema. A roda será mediada por Lahara Carneiro, comunicadora e pesquisadora do IDEAS Assessoria Popular e tem como convidados: Brenda Cunha, Pesquisadora e Assessora no Programa de Acesso à Informação na ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, e representante da Campanha Tire meu rosto da Sua Mira; Pedro Carvalho, Mestre em Direto Penal e Liberdade Públicas pela UFBA, Coordenador de Vigilância no Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN), pesquisador de novas tecnologias, sistema penal e racismo, e representante da Campanha Tire meu rosto da Sua Mira; além de Fransérgio Goulart, Coordenador Executivo da Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial.


A atividade acontece no dia 20 de outubro de 2023, às 10h, no IDEAS Assessoria Popular.


Sobre a Campanha #TIREMEUROSTODASUAMIRA

Se trata de Mobilização da sociedade civil pelo banimento total do uso das tecnologias digitais de Reconhecimento Facial na Segurança Pública no Brasil, diante das evidências de seu uso abusivo e pouco transparente. Apontam que a capacidade de identificar individualmente e rastrear pessoas mina direitos como os de privacidade e proteção de dados, de liberdade de expressão e de reunião, de igualdade e de não-discriminação.



8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page