top of page

Linha de atuação:

Advocacia Popular

A advocacia popular promovida pelo IDEAS é parte constituinte da própria formação pessoal e da entidade. O trabalho em outras organizações ligadas aos direitos humanos e a forte identificação com os Movimentos Sociais, especialmente os urbanos, encaminhou a organização para o acompanhamento da judicialização das lutas sociais e dos casos de violação de direitos humanos. Além disto, o IDEAS se coloca como entidade formativa de novos e novas assessoras jurídicas, comprometidos e comprometidas com a conquista de direitos e autonomia pelos grupos populares.

Através desta linha acompanhamos as demandas jurídicas dos movimentos populares urbanos de Salvador, na defesa do direito à moradia e à cidade, promovendo a defesa dos Direitos Humanos. Assim, atuamos em casos urgentes de violação de direitos dos integrantes dos movimentos sociais e defensores de Direitos Humanos, denunciando e acompanhando a apuração.

O IDEAS absorve integralmente todas as ações de reintegração de posse movidas pelos proprietários de terra e pelo Estado em face das dezenas de ocupações do Movimento dos Sem Teto da Bahia – MSTB, além de, em situações de urgência, também prestar apoio a movimentos sociais urbanos com os quais temos relação menos intensa. A atuação aqui exige a elaboração de peças processuais e defesas, acompanhamento processual, presença em audiências, ida às ocupações no intuito de orientar os integrantes dos movimentos, entre outros atos típicos do setor jurídico.

bottom of page