top of page
logoverAtivo 38.png
logoverAtivo 38.png

O IDEAS é uma organização da sociedade civil que promove Assessoria Popular para ocupantes e trabalhadores de territórios negros e às suas organizações, sejam grupos, coletivos, associações ou movimentos sociais. Na esteira das vivências comuns periféricas no espaço urbano, importa-nos a politização dos conflitos para o engajamento e avanço do poder popular.

Os territórios negros são os nossos pontos de partida e de chegada. Interessa-nos incidir onde as pessoas sofrem as maiores violações dos seus direitos fundamentais e enfrentam os conflitos decorrentes de sucessivos modelos de desenvolvimento baseados na usurpação dos seus territórios, na dilapidação do trabalho, da cultura e das suas vidas.

Assim nos orientamos por suas práticas de resistência e luta nas periferias e nos territórios negros impactados pelo racismo estrutural, pela guerra as drogas, pela gentrificação ou interesse de retomada de territórios populares pelo capital. Portanto, nesses contextos, encontramos as fontes das nossas ações, estratégias, metodologias e os sentidos dos nossos compromissos mais profundos com a transformação da sociedade.

Quem somos

Missão

Defender a garantia dos direitos humanos, fortalecendo as experiências comunitárias emancipatórias e os movimentos populares como forma de combater as desigualdades e injustiças sociais.

Visão

Propiciar assessoria popular eficaz, propor soluções e articular redes que possibilitem condições favoráveis de representação sócio-política no enfrentamento às injustiças e na efetivação dos direitos Humanos.

bottom of page