Juventude indígena em foco: IDEAS fortalece o diálogo e a defesa de direitos em Conferência Livre Nacional
- IDEAS AP

- 6 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out.
Encontro reuniu jovens de mais de 20 povos indígenas da Bahia e destacou a urgência de políticas públicas voltadas à juventude

Na última quinta-feira (02), foi realizada a Conferência Livre Nacional da Juventude Indígena, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A atividade, realizada em parceria com o IDEAS Assessoria Popular, integrou o 2º Encontro de Jovens Lideranças da Bahia, promovido pelo Conselho da Juventude Indígena da Bahia (COJIBA). O encontro reuniu representantes de mais de 20 povos indígenas de diferentes regiões do estado, consolidando-se como um espaço fundamental de diálogo e articulação em defesa dos direitos da juventude indígena, com destaque para o protagonismo de cada jovem presente.
A conferência fez parte do processo preparatório para a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (13ª ConDH), marcada para os dias 10 a 12 de dezembro, e teve como objetivo fortalecer e ampliar a participação da juventude indígena nas discussões nacionais.
Durante o encontro, foram abordados temas diretamente relacionados às realidades vividas por essas juventudes, como a extrema vulnerabilidade social, o uso abusivo de álcool e outras drogas, o tráfico, o suicídio, a demarcação de terras e os impactos das mudanças climáticas.

“As diversas juventudes indígenas baianas ainda vivem sob o olhar da colonização. Nossos territórios são constantemente invadidos e, com isso, novas culturas, religiões e diferentes formas de violência adentram nossos espaços sagrados, nossos biomas, rios, mares e todo o nosso território. O genocídio e o etnocídio, cada vez mais presentes, ameaçam diretamente nossa história e promovem o apagamento dos nossos costumes tradicionais e dos nossos corpos. É importante ressaltar que a ausência de políticas públicas é um dos principais fatores que agravam esses acontecimentos, como destacamos durante a conferência.”
— Marijane Tumbalala, diretora de Juventudes do COJIBA
O evento reafirmou a importância da participação social e do protagonismo indígena, especialmente diante do atual contexto político e social do país, marcado por desafios e ameaças aos direitos fundamentais.
Além de promover a troca de experiências e o fortalecimento das redes de luta, a Conferência Livre destacou a necessidade de construir estratégias e políticas públicas que consolidem compromissos reais com as juventudes indígenas, garantindo o direito de viver como princípio fundamental dos direitos humanos.







Comentários