Nota de Solidariedade ao Povo Pataxó
- IDEAS AP
- 11 de jul.
- 1 min de leitura
O Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas – PPDDH/BA, manifesta solidariedade ao Povo Pataxó diante dos recentes acontecimentos envolvendo conflitos por terras no extremo sul do estado.
A recente prisão do Cacique Welington Ribeiro de Oliveira (Suruí Pataxó), que também preside o Conselho de Caciques da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal — primeiro órgão de representação coletiva das aldeias do Povo Pataxó nesta região de Porto Seguro — ocorre em meio a uma série de acontecimentos que têm atingido esse povo, marcados por uma longa e árdua luta pela garantia de direitos e pela defesa de seus territórios.
Sendo esta a primeira prisão realizada pela Força Nacional de Segurança Pública, que chegou ao território em 29 de abril deste ano, o episódio nos causa surpresa e preocupação. O Cacique Suruí, como é conhecido Wellington, possui uma trajetória marcante de luta e militância em defesa dos direitos dos povos indígenas desde a juventude. Ao longo de sua caminhada, tem sido alvo de diversos ataques, inclusive contra sua residência, integridade física e sua vida, em razão de sua atuação firme na demarcação de terras indígenas e na denúncia de ameaças impostas por agentes externos aos territórios tradicionais.
Reafirmamos, assim, nossa solidariedade e compromisso com a promoção e a defesa dos direitos humanos, especialmente no que diz respeito à articulação de medidas de proteção dos povos originários e de suas lideranças. Neste momento difícil, somamo-nos às vozes que clamam por justiça e respeito, e seguiremos observando de perto todas as movimentações no território!
Comentários