top of page

Projeto Jovens Defensores Populares é lançado na Bahia com gestão do IDEAS

  • Foto do escritor: IDEAS AP
    IDEAS AP
  • 21 de ago.
  • 2 min de leitura


Iniciativa nacional visa formar 1.000 jovens para atuar na defesa de direitos humanos e no fortalecimento da democracia.


Na última sexta-feira (15), o auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, recebeu o lançamento do Projeto Jovens Defensores Populares, iniciativa que busca fortalecer a participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


ree

O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Saju/MJSP), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia pela Paz. A gestão da iniciativa é realizada pelo IDEAS Assessoria Popular, organização da sociedade civil com atuação histórica na defesa dos direitos humanos.


Atuação na Bahia


Na capital baiana, as ações do projeto vão acontecer nos bairros Gamboa, Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Bairro da Paz. Na região metropolitana, as ações irão acontecer no município de Camaçari. A meta é formar 1.000 jovens de comunidades periféricas, faveladas, tradicionais e de baixa renda em seis estados brasileiros: Bahia, Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.


De acordo com Jade Andrade, coordenadora do Projeto na Bahia e integrante do IDEAS, a proposta é garantir que a juventude encontre caminhos seguros para se fortalecer enquanto lideranças. “Queremos que esses jovens se sintam protegidos para militar, ocupar seus territórios e expressar todo o seu potencial”, destacou.


ree

Vozes da Juventude


Para Elizabete Leal, jovem defensora do Bairro da Paz, o projeto é um marco de esperança: “Como mulher negra e moradora de periferia, participar dessa iniciativa é uma oportunidade única. Representar meu território significa mostrar que podemos ser o que quisermos e que as oportunidades também podem chegar até nós.”


Construção coletiva


A equipe técnica também destaca o papel transformador da iniciativa. Para Emily Oliveira, psicóloga do projeto na Bahia, “a juventude tem um poder imenso de transformar realidades quando encontra espaços de escuta e fortalecimento. Esse processo amplia horizontes e fortalece vozes.”


Já Wagner Moreira, coordenador-geral do IDEAS, reforçou a importância do protagonismo juvenil: “O IDEAS acredita na potência da juventude negra e na sua capacidade de reivindicar direitos nos territórios. O projeto é um passo essencial para fortalecer essa rede de defesa da democracia no Brasil.”


A secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, também participou do lançamento e destacou a parceria com o IDEAS. “Nós queremos que esses jovens sejam formados em acesso a direitos e que utilizem mecanismos de reivindicação para transformar suas comunidades. É acreditar na juventude baiana e no seu potencial de construir um futuro melhor para o país.”


Direitos em foco


O Jovens Defensores Populares busca favorecer o conhecimento, a defesa e a promoção de direitos civis e políticos; sociais, econômicos e culturais; ambientais; além de direitos ligados às lutas por reconhecimento, como os das mulheres, da população negra, das comunidades tradicionais, das pessoas LGBTQIAPN+ e das pessoas com deficiência.


Com o lançamento, a expectativa é que a iniciativa consolide uma rede nacional de participação social, fortalecendo o protagonismo da juventude na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Comentários


Endereço:

Rua Coronel Almerindo Rehem, Edifício Bahia Executive Center, nº. 82, Sala 404
Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-768

 

contato@ideasap.org.br

Nos acompanhe:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 por IDEAS - Assessoria Popular.

bottom of page