Salvador sedia segunda etapa da Oficina de Análise de Risco promovida pelo FNEG
- IDEAS AP

- 29 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Após primeira edição em São Luís (MA), encontro reunirá equipes gestoras de programas de proteção para consolidar diretrizes e práticas
Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, Salvador será sede da segunda etapa da Oficina de Análise de Risco, iniciativa do Fórum Nacional de Entidades Gestoras (FNEG) dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), com o objetivo de qualificar estratégias de proteção para os beneficiários. O encontro, organizado pelo IDEAS, dá continuidade ao processo iniciado em junho, em São Luís do Maranhão, que reuniu representantes de diversos estados para debater metodologias e construir diretrizes conjuntas para a análise de risco nos programas.

A primeira etapa da Oficina de Análise de Risco aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, em São Luís (MA), em parceria com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). Durante a atividade, representantes dos programas de proteção de diferentes estados dialogaram sobre experiências, metodologias e práticas ligadas à análise de risco, elemento central para a atuação dos Programas de Proteção.
O IDEAS esteve presente com a equipe do PPDDH Bahia, que participou de rodas de conversa e grupos de trabalho voltados à construção coletiva de conceitos e diretrizes técnicas. “Poder refletir sobre análise de risco de forma coletiva nos beneficiou com diversas narrativas e contextos nos quais a análise pode ser aplicada e construída. A oficina está nos norteando enquanto profissionais e nos trazendo outras perspectivas de como podemos atuar, tanto em rede quanto em conjunto com os próprios defensores”, destacou Izabela Simas, técnica em análise de risco do PPDDH Bahia.
Para Wagner Moreira, coordenador-geral do IDEAS e do PPDDH Bahia, a continuidade do diálogo é estratégica: “Nesta semana em Salvador, teremos mais um espaço como o encontro do Maranhão, onde cada programa poderá apresentar suas experiências mais exitosas e detalhar o que foi feito para mitigar os riscos de cada conflito.”
Próxima etapa em Salvador:
A segunda etapa, intitulada “Troca de Saberes: Oficina de Análise de Risco”, acontece nesta semana, reunindo equipes de diferentes estados para compartilhar experiências, discutir desafios e consolidar diretrizes conjuntas. O encontro também busca qualificar as abordagens em análises de risco e a partir disso fortalecer a proteção aos defensores de direitos humanos em todo o país.







Comentários